Resenha: Ilusões {Aprilynne Pike}


Autor: Aprilynne Pike
Editora: Bertrand Brasil
Volume: 3 de 4
Paginas: 350
Resenhas Anteriores: Asas; Encantos

Desde que lhe implorou para deixá-la em paz no ano anterior, a fada Laurel não teve mais contato com o elfo Tamani. Embora seu coração ainda esteja ferido, a protagonista tem certeza de que o humano David foi a escolha certa. Porém, quando a vida começa a voltar ao normal, ela descobre que há um novo inimigo à espreita. Uma vez mais, Laurel deverá contar com Tamani para protegê-la e guiá-la, pois o perigo que agora ameaça Avalon é algo que o mundo das fadas jamais imaginou que fosse possível. E, pela primeira vez na vida, Laurel não tem tanta certeza de que seu lado prevalecerá.

Um ano após dar adeus a Tamani e fazer sua escolha – por ora – por David e pelo mundo humano, Laurel está ansiosa pelo último ano do ensino médio, mas não tão ansiosa pelas decisões que este trará: ir para uma faculdade humana normal e continuar com sua família, amigos e namorado ou ir para Avalon para continuar sua educação como fada de outono e retornar ao seu lar de origem?

Enquanto não sabe se entrará em alguma faculdade, Laurel está deixando esta e algumas outras decisões difíceis para o destino enquanto se preocupa se alguma vez verá Tamani de novo. Ela acaba não precisando esperar muito: de calça jeans, tênis, cabelo cortado e um iPhone a tiracolo, um Tamani muito humano chega a escola de Laurel como um intercambista suíço! Mas tudo isso tem um significado: Tamani tem uma nova missão e uniu o útil ao agradável: cumprirá esta missão ao lado de Laurel, pois ainda tem uma esperança de que ela o escolha.

Apesar de toda a preocupação com os Trolls querendo capturá-la; com a caçadora de Trolls, Klea que lhe salvou a vida duas vezes, mas ainda assim tem alguma coisa de não confiável, Laurel ainda terá de lidar com os dois garotos disputando-a como prêmio. Para completar o quadro de complicações, uma nova fada entra em cena. Ela parece inocente nesta história toda, mas Klea tem um interesse estranho nela. Sem saber em quem confiar, Laurel e Tamani partem para a investigação, ao mesmo tempo em que tentam por em ordem seus sentimentos.

Assim que peguei Ilusões para ler, descobri que haveria um quarto volume da série e a partir daí já comecei a leitura com um pé atrás, sabendo que provavelmente vinha enrolação e foi o que aconteceu. A história desta vez tem um desenrolar bem mais lento, com pitadas de ação aqui e ali. Felizmente, Aprillynne soube desenvolver o carisma dos personagens – que nos conquistam facilmente – e aproveitou para nos contar mais histórias e costumes do mundo das Fadas, de Avalon e de seus personagens, como o próprio Tamani, que também tem alguns capítulos só para ele!, e seu comandante Shar, que aos pouquinhos vai entrando no Núcleo principal do enredo e enriquecendo o livro.

O desenvolvimento de Laurel como fada de outono continua firme e forte e é gostoso acompanhar como ela vai evoluindo e aprendendo cada vez mais. Sem contar que é um personagem que amadurece bastante desde o primeiro livro.

Mesmo com os clichês óbvios presentes em qualquer livro de YA (young-adults), a série Asas, acaba nos prendendo por ter sua quota de originalidade na abordagem do Mundo das Fadas e por mostrar personagens cativantes que desejamos acompanhar até vermos todos felizes, hehe! Leitura boa para distrair e para quem ainda está na "vibe" de ficções e romances sobrenaturais.


Trechos

“Tamani vivia para protegê-la e jamais a desapontara. Já a havia irritado, frustrado, magoado, entristecido... mas jamais desapontado.”
[Laurel – pág 30]

“Ele tem um iPhone. Meu elfo-sentinela que geralmente vive sem água corrente, tem um iPhone! Todos os seres viventes do mundo tem um celular menos eu!”
[Laurel – pág. 40]

“Eu trocaria todos os momentos que já passei com ela por um segundo com você!”
[Tamani – pág. 215]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Pântano de Sangue {Pedro Bandeira} e Novidades!!

Resenha: Dom Quixote {Miguel de Cervantes}

Resenha: Anjo da Morte - Os Karas {Pedro Bandeira}