Resenha: Lock and Key {Sarah Dessen}

Autor: Sarah Dessen
Editora: Puffin UK
Páginas: 432 páginas
Classificação: 4/5

"Ruby, where is your mother?"
With that question from the social worker, Ruby knows the game is up. She's been living alone waiting out the months until she turns eighteen and can finally be on her own legally. It certainly wasn't in her plan to be reunited with Cora, the sister who left ten years before, and brought to live with. Cora and her wealthy entrepreneur husband. Suddenly life is transformed: a luxurious house, private school, new clothes, and even the chance of a future Ruby couldn't have dreamed of. So why is she wary, unable to be grateful, incapable of letting anyone close? Her old life has been left behind, but where does she fit in this new life? Only Nate, the boy next door, seems to understand, perhaps because he s hiding some secret of his own.

Ruby tem 17 anos, mora com a mãe bêbada e sempre se mudou. Aprendendo a se virar sozinha desde pequena (e a cuidar da bebedeira da mãe), ela não vê a hora de fazer 18 anos e poder ir morar sozinha e cuidar só de si. No momento sua mãe está desaparecida há quase dois meses, mas ela nem se preocupa, pois a mãe costuma sumir e voltar quando o dinheiro para a bebida acaba, mas, graças a um aquecedor quebrado, seus senhorios descobrem que Ruby tem vivido sozinha e a levam para o Serviço Social. Lá ela é encontrada por sua irmã, Cora, que não vê há 10 anos.

Cora consegue a guarda de Ruby e a leva para morar com ela e o marido, Jamie. A vida de Ruby então, muda completamente: começa a estudar em uma escola particular, mora em uma casa limpa e com comida todos os dias e tem pessoas que se preocupam com ela. Mas ela não quer nada disso, detesta a irmã que a abandonou e tenta fugir na primeira oportunidade que encontra, mas seu cunhado acaba pegando-a em flagrante e ela é salva pelo vizinho ao lado, Nate. A partir disso, Ruby sente que está devendo a Nate, pois ela acredita que ninguém faz nada de graça e por isso não gosta de dever nada a ninguém: ela vive sozinha e independente, assim jamais se decepcionará.

Achei este livro por 1 libra em Brighton em um brechó e não pensei 2x ao levá-lo para casa! O talento de Sarah Dessen em transformar hstórias do cotidiano e dramas familiares em um romance incrível de ler, continua em Lock & Key ("Trancado à Chave" - tradução livre) e você se delicia com cada personagem e cada lição aprendida pelo caminho de Ruby, que começa a história sem o menor interesse em seu novo mundo e muito menos em fazer novos amigos ou ir para a faculdade.

Mas a vida trata de trazer, além de Nate, Olívia, menina que era de sua antiga escola e que detesta a nova tanto quanto Ruby, o que as faz criarem um laço que no começo é esquisito, mas se torna uma amizade bem legal depois! Gervais, o pirralho nerdizinho de 12 anos, que pega carona com ela e Nate, não perde uma oportunidade de ser extremamente irritante e de apontar sempre que pode o quanto ela é ruim em cálculo, ou está gorda ou que seu cabelo está feio!!!! Dá muita vontade de bater nele o tempo todo!! rsrs Cora e Jamie são muito fofos e fazem de tudo para que Ruby se sinta em casa e o mais confortável possível com a nova vida.

Cora e Ruby têm muitas questões mal resolvidas (que família não tem?) e acompanhar no livro como elas tentam se resolver, como Cora sabe lidar com os apuros em que Ruby se mete. Mesmo sendo uma menina responsável, apesar de tudo que passou, ela não deixa de fazer escolhas muito problemáticas à sua vida e é sempre ajudada pelos amigos e família. E começa a ver que, nem sempre a ajuda vem com uma cobrança mais tarde, às vezes as pessoas só te amam, se importam com você e querem vê-lo feliz! 

Recomendo muito a leitura desse livro, pois refleti muito sobre diversos valores apresentados no livro que, para nós, parecem normais, mas que nunca paramos um pouco para pensar bem a respeito como: independência, família, o uso do dinheiro, confiança e amor!

E aí já leu este livro? Ficou interessado em ler? Me conta aí nos comentários!!!! Vou adorar ler suas experiências com a leitura! =]

Trechos




“A jogada sempre foi nunca dar mais do que você estiver disposto a perder.”
[Ruby – pág. 74]

“É necessário tão pouco não só para mudar as coisas, como também fazer você esquecer como elas eram antes.”
[Ruby – pág. 114]

“Existe uma grande diferença entre informação e ação”
[Olívia – pág. 250]

“Todo mundo tem seu ponto fraco: amor, dinheiro ou álcool. O meu era o pior: Cálculo.”
[Ruby – pág. 251]

“Família não é uma coisa estática. As pessoas se casam; divorciam; nascem; morrem. Sempre evoluindo, transformando-se.”
[Cora – pág. 286]

“Sabe, é muito raro encontrar alguém que você realmente goste de ficar neste mundo.”
[Olívia – pág. 382]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Pântano de Sangue {Pedro Bandeira} e Novidades!!

Resenha: Dom Quixote {Miguel de Cervantes}

Resenha: Anjo da Morte - Os Karas {Pedro Bandeira}